Publicado em 03 de setembro de 2025
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou nesta semana 69 novas teses vinculantes que passam a orientar de forma obrigatória todos os tribunais e juízes trabalhistas do país. A medida eleva para 302 o número total de teses em vigor e deve trazer impacto imediato para empresas e trabalhadores em áreas sensíveis, como folha de pagamento, benefícios, horas extras e indenizações.
Para a advogada Silvia Rebello Monteiro, sócia da área trabalhista do Urbano Vitalino Advogados, o movimento do TST não se limita a reafirmar posições já conhecidas: “Das 69 teses, 58 reafirmam súmulas e jurisprudência já consolidadas. O destaque, porém, está nas 11 inéditas, que trazem novas obrigações e responsabilidades para empregadores e empregados.”
Ela destaca que essas decisões reforçam a importância de controles internos mais rigorosos e de uma postura proativa das empresas diante da Justiça do Trabalho. “Essas novidades moldam a prática trabalhista, exigindo das empresas não apenas conformidade legal, mas também gestão processual estratégica. Em um cenário de 69 teses vinculantes, são as 11 inéditas que realmente redefinem os cuidados necessários para reduzir riscos e prevenir litígios.”
Principais pontos definidos pelo TST
Fonte: Jornal Contábil
Voltar a listagem de notíciasOferecemos uma variedade de links de utilidades econômicas, financeiras e contábeis com informações importantes do âmbito empresarial, ideal para seus clientes e para sua empresa.
Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.
Rua André Kovacs, 70 - Jd. Independência - Sarandi/PR - Cep 87114-700
(44) 99758-9576
ballejocontabil@gmail.com.brConfira a localização do nosso escritório clicando aqui.
Entre em contato conosco para esclarecer todas suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões.
Desenvolvido por Sitecontabil 2019 | Todos os direitos reservados.